Quem sou eu

Minha foto
Rio Branco, Acre, Brazil
AcrEano-de-pé-rachado, gosto das coisas simples da vida como jogar conversa fora, jogar xadrez, dominó, baralho, peteca, io-iô, cuspe a distância... e tomar umas louras suadas com umas talhadas de goiabada... Gosto principalmente de sinceridade e de boas amizades.

domingo, 29 de novembro de 2009

A CASA CAIU!!!

Só um milagre não dá o título pros urubus...
Minha amiga Cacau pediu que eu postasse músicas também. Considerando que ela é uma pessoa muito especial resolvi oferecer, tanto a ela como a todas as mulheres, ROSAS, interpretada por Ana Carolina...
Claudinha, um beijão e tudo de bom!!

domingo, 22 de novembro de 2009

Os homens hesitam menos em ofender quem se faz amar do que em ofender quem se faz temer; porque o amor é mantido por um vínculo de obrigação que, por serem os homens pérfidos, é rompido por qualquer ocasião em benefício próprio; mas o temor é mantido por um medo de punição que não abandona jamais.
Niccolo Maquiavel

SUN TZU - A ARTE DA GUERRA

OFENSIVA

A ofensiva é necessária para se obter resultados decisivos, bem como para manter a liberdade de ação. Uma ação ofensiva assegura a iniciativa das ações, estabelece o ritmo das operações, determina o curso do combate e explora a fraqueza do inimigo.

A iniciativa das ações permite a escolha da hora e do local da batalha, facilitando a surpresa.

Algumas vezes, uma ação defensiva será necessária, mas só deverá ser adotada como recurso temporário para uma posterior ação ofensiva.

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

HD no freezer

Colocar o HD no freezer recupera os dados?

VERDADE, MAS COM RESSALVAS


Para o professor da Faap, Sérgio Penedo, se o HD tiver cabeças de leitura arranhando as trilhas, impossibilitando o acesso a seus dados, deixá-lo no freezer fará com que os cilindros se contraiam e assim as cabeças desencostem das trilhas. Por um intervalo curto de tempo (enquanto houver contração nos metais), o HD poderá voltar a girar, até que o HD aqueça.

O tempo é suficiente para a gravação dos dados em outra mídia. Recomenda-se, por razões óbvias, embalar o HD de forma hermética antes de inseri-lo no freezer.

O consultor Josemar Guimarães explica que, congelado, o disco rígido não se recupera para sempre, mas garante alguns minutos de sobrevida necessários para salvar os dados perdidos.

Embora pareça um procedimento estranho, o congelamento provoca a retração da área afetada. Assim, o disco que não pode ser lido em temperatura ambiente passa a aceitar leitura quando congelado. Em caso de danos mais sérios, a técnica não funciona.

sábado, 14 de novembro de 2009

O CAMPEÃO VOLTOU!!!

É galera. Definitivamente o CAMPEÃO VOLTOU!!!

Abrimos três pontos de vantagem sobre o atual segundo colocado e agora a pressão está sobre os que jogam amanhã, que podem (e vão) ficar pra trás.


Não adianta chorar. A escrita está confirmada: DEPOIS QUE COLOCAMOS O PÉ, DE FORMA ISOLADA, NO PRIMEIRO LUGAR O CAMPEONATO ACABA...

E POR FALAR EM APAGÃO...

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

"O único homem que nunca comete erros é aquele que nunca faz coisa alguma. Não tenha medo de errar, pois você aprenderá a não cometer duas vezes o mesmo erro. "
( Franklin D. Roosevelt )

HORA DE FATURAR

Site ou blog qualquer um faz. Mas sistemas como formulários de cadastro, controle de banco de dados via web já complicam...

Se vc precisar, é só deixar seu recado aqui neste blog que meu amigo Rafael Vasconcelos, programador em PHP vai resolver seu problema...

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

NEM TUDO QUE PARECE É...

Caso UNIBAN:

É a hipocrisia mostrando a cara. Vivemos em um país melancia: "liberal" por fora mas um racista podre por dentro.

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

AO INVÉS DE ou EM VEZ DE...

EXATAMENTE 9 POST'S antes deste, no dia 03-11, publiquei um artigo intitulado CONFUSÕES COM A LÍNGUA PORTUGUESA: TRAGO ou TRAZIDO??? CHEGO ou CHEGADO?? .
Quase no seu finalzinho, na frase
"Outra suposta explicação para o uso de “trago” ao invés de “trazido” pode ser no uso da primeira pessoa do singular na oração com particípio..." a expressão ao invés de nos remete a outra questão polêmica. Qual a forma correta: AO INVÉS DE ou EM VEZ DE???

O texto abaixo, do
pernambucano Laércio Lutibergue, Professor, revisor de texto, consultor linguístico e colunista do Jornal do Commercio do Recife, esclarece a questão:

AO INVÉS DE é “o contrário de”, “o inverso”:

O Brasil importa alimentos, ao invés de exportá-los.
Ao invés de falar, preferiu calar.
O amor, ao invés do ódio, eleva a alma.

Repare: IMPORTAR é o contrário de EXPORTAR; FALAR é o contrário de CALAR; AMOR é o contrário de ÓDIO.

Não devemos usar, portanto, AO INVÉS DE quando não há a exposição de contrários, de opostos. Nesse caso, cabe a locução EM VEZ DE, que significa “no lugar de”:

Estudou português em vez de história.
Viajou de carro em vez de avião.
Em vez de cerveja, ofereceram vinho no churrasco.

Veja: ESTUDAR PORTUGUÊS não é o contrário de ESTUDAR HISTÓRIA; VIAJAR DE CARRO não é o contrário de VIAJAR DE AVIÃO; CERVEJA não é o contrário de VINHO.

Aí vai um conselho: esqueça “ao invés de”. Primeiro, porque é uma locução feia, estilisticamente ruim; segundo, porque, devido ao significado, tem uso muito restrito. Substitua-a por “em vez de” ou “no lugar de”. Assim procedendo, você acertará sempre.

domingo, 8 de novembro de 2009

Dra. Rita Levi Montalcini

Minha amiga Claudinha (ou Cacau) indicou-me esta maravilhosa entrevista. De bate-pronto, não hesitei em postá-la. Bjs Claudinha.

Entrevista com a Dra. Rita Levi, que tem 96 anos e recebeu o Premio Nobel de Medicina há 19 anos, quando tinha 77.! Rita Levi Montalcini, nasceu em Turín, Itália em 1909 e obteve o titulo de Medicina na especialidade de Neurocirurgia.
Por causa de sua ascendência judia se viu obrigada a deixar a Itália um pouco antes do começo da II Guerra Mundial. Emigrou para os Estados Unidos onde trabalhou no Laboratório Victor Hambueger do Instituto de Zoologia da Universidade de Washington de Saint Louis.
Seus trabalhos junto com Stanley Cohen, serviram para descobrir que as células solo começam a se reproduzir quando recebem a ordem para isso, ordem que é transmitida por umas substâncias chamadas fatores do crescimento.
Obteve o Premio Nobel de Fisiologia na Medicina no ano 1986, que compartilhou com Stanley Cohen.

ENTREVISTA CONCEDIDA EM 22/12/2005:

- Como vai celebrar seus 100 anos?
-Ah, não sei se viverei até lá, e, além disso, não gosto de celebrações. No que eu estou interessada e gosto é do que faço cada dia.!
-E o que você faz?
-Trabalho para dar uma bolsa de estudos para as meninas africanas para que estudem e prosperem … elas e seus paises. E continuo investigando, continuo pensando.
-Não vai se aposentar?
-Jamais! Aposentar-se é destruir cérebros! Muita gente se aposenta e se abandona… E isso mata seu cérebro. E adoece.
-E como está seu cérebro?
-Igual quando tinha 20 anos! Não noto diferença em ilusões nem em capacidade. Amanhã vôo para um congresso médico.
- Mas terá algum limite genético ?
- Não. Meu cérebro vai ter um século…., mas não conhece a senilidade.. O corpo se enruga, não posso evitar, mas não o cérebro!
-Como você faz isso?
- Possuímos grande plasticidade neural: ainda quando morrem neurônios, os que restam se reorganizam para manter as mesmas funções, mas para isso é conveniente estimulá-los!
-Ajude-me a fazê-lo.
-Mantenha seu cérebro com ilusões, ativo, faz ele trabalhar e ele nunca se degenera.
-E viverei mais anos?
-Viverá melhor os anos que vive, é isso o interessante. A chave é manter curiosidades, empenho, ter paixões….
-A sua foi a investigação cientifica…
-Sim e segue sendo.
-Descobriu como crescem e se renovam as células do sistema nervoso…
-Sim, em 1942: dei o nome de Nerve Growth Factor (NGF, fator do crescimento nervoso), e durante quase meio século houve dúvidas, até que foi reconhecida sua validade e em 1986, me deram o premio por isso.
-Como foi que uma garota italiana dos anos vinte converteu-se em neurocientista?
-Desde menina tive o empenho de estudar. Meu pai queria me casar bem, que fosse uma boa esposa, boa mãe… E eu não quis. Fui firme e confessei que queria estudar.
-Seu pai ficou magoado?
-Sim, mas eu não tive uma infância feliz: sentia-me feia, tonta e pouca coisa… Meus irmãos maiores eram muito brilhantes e eu me sentia tão inferior…
-Vejo que isso foi um estimulo
- Meu estimulo foi também o exemplo do médico Albert Schweitzer, que estava em África para ajudar com a lepra. Desejava ajudar aos que sofrem, isso era meu grande sonho…!
-E você tem feito…, com sua ciência.
- E, hoje, ajudando as meninas da África para que estudem. Lutamos contra a enfermidade, a opressão da mulher nos paises islâmicos por exemplo, além de outras coisas…!
- A religião freia o desenvolvimento cognitivo?
-A religião marginaliza muitas vezes a mulher perante o homem, afastando-a do desenvolvimento cognitivo, mas algumas religiões estão tentando corrigir essa posição.
-Existem diferencias entre os cérebros do homem e da mulher?
- Só nas funções cerebrais relacionadas com as emoções, vinculadas ao sistema endócrino. Mas quanto às funções cognitivas, não tem diferença alguma.
-Por que ainda existem poucas cientistas?
- Não é assim! Muitos descobrimentos científicos atribuídos a homens, realmente foram feitos por suas irmãs, esposas e filhas.
-É verdade?
- A inteligência feminina não era admitida e era deixada na sombra. Hoje, felizmente, tem mais mulheres que homens na investigação cientifica: as herdeiras de Hipatia!
- A sábia Alexandrina do século IV…
- Já não vamos acabar assassinadas nas ruas pelos monges cristãos misóginos, como ela. Claro, o mundo tem melhorado algo…
-Ninguém tem tentado assassinar a você…
- Durante o fascismo, Mussolini quis imitar o Hitler na perseguição dos judeus…, e tive que me ocultar por um tempo. Mas não deixei de investigar: tinha meu laboratório em meu quarto…E descobri a apoptose, que é a morte programada das células!
-Por que tem uma alta porcentagem de judeus entre cientistas e intelectuais?
- A exclusão estimula entre os judeus os trabalhos intelectivos e intelectuais: podem proibir tudo, mas não que pensem! E é verdade que tem muitos judeus entre os prêmios Nobel…
-Como você se explica a loucura nazista?
- Hitler e Mussolini souberam como falar ao povo, onde sempre prevalece o cérebro emocional por cima do neocortical, o intelectual. Conduziram emoções, não razões!
- Isto está acontecendo agora?
- Porque você acha que em muitas escolas nos Estados Unidos é ensinado o creacionismo e não o evolucionismo?
-A ideologia é emoção, é sem razão?
- A razão é filha da imperfeição. Nos invertebrados tudo está programado: são perfeitos. Nós não e, ao sermos imperfeitos, temos recorrido a razão, aos valores éticos: discernir entre o bem e o mal é o mais alto grau da evolução darwiniana!
-Você nunca se casou ou teve filhos?
- Não. Entrei no campo do sistema nervoso e fiquei tão fascinada pela sua beleza que decidi dedicar todo meu tempo, minha vida!
- Lograremos um dia curar o Alzheimer, o Parkinson, a demência senil?
- Curar… O que vamos lograr será frear, atrasar, minimizar todas essas enfermidades.
- Qual é hoje seu grande sonho?
- Que um dia logremos utilizar ao máximo a capacidade cognitiva de nossos cérebros.
- Quando deixou de sentir-se feia?
- Ainda estou consciente de minhas limitações!
-Que tem sido o melhor da sua vida?
-Ajudar aos demais.
-O que você faria hoje se tivesse 20 anos?
-Mas eu estou fazendo!!!!

* env. por Berenice Teodorovicz

SÃO PAULO "HIGHLANDER" REPETE A ESCRITA...


Nas três últimas edições do campeonato nacional o SÃO PAULO FUTEBOL CLUBE, maior campeão da história do futebol brasileiro, criou uma regra, bem simples mas eficaz: Quando assume a liderança na reta final não larga mais dela...
QUEM VIVER, VERÁ!!!

SPFC "HIGHLANDER" - SÓ PODE HAVER UM!!!


Esse é o lema do personagem principal do filme Highlander.
Agora, mais vivo do que nunca e isolado na ponta da tabela, com uma mãozona do FLUMINENSE e outra do Flamengo o São Paulo mais uma vez está igual ao guerreiro imortal. Sozinho e no topo. Sem precisar de mais ninguém.
Isso era tudo o que mais temiam todos os nossos adversários que agora podem juntar-se, em coro uníssono, e CHORAR!!!! O CAMPEÃO CHEGOU AO TOPO PRA FICAR!!!!

sábado, 7 de novembro de 2009

TELEGRAMA (Zeca Baleiro)



Não preciso fazer nenhum comentário a esta música do grande Zeca Baleiro. Ela "fala" por si...

Aproveitar o sol de sábado...

Ei você!!! É. Você mesmo... Não tem nada melhor pra fazer do que ficar aí na internet procurando besteira e ficar sem fazer nada em casa?????

- Pega tua esposa (esposo), filhos, cachorro, papagaio, periquito... e sai de casa!!!!
-Tá um sol lindo...
- Ótimo pra um banho de piscina ou até mesmo um grande açude com aquela água supergeladinha...

Nos tempos em que meu irmão A.C. vivia aqui em casa (hoje mora em Porto Velho), numa hora dessa tava pulando, junto com uma cambada de amigos, do alto da ponte do São Francisco, dando cambalhotas em um metro e meio de água, tirando manga, jaca, pegando banana nas terras do exército que ficam bem pertinho do rio...

Volta e meia tinha um deles todo arranhado, com o braço quebrado porque caíra do pé-de-azeitona (o traiçoeiro quebra sem ao menos dar o mínimo aviso)...

Bons tempos...
De gênio e louco





TODO MUNDO TEM UM POUCO!!!!

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Minha linda e gatíssima amiga Roberta Marisa enviou o post abaixo:

MUITO BOA E IMPORTANTE
Vocês sabem o que é tautologia?
É o termo usado para definir um dos vícios de linguagem. Consiste na repetição de uma idéia, de maneira viciada, com palavras diferentes, mas com o mesmo sentido.
O exemplo clássico é o famoso 'subir para cima' ou o 'descer para baixo'. Mas há outros, como você pode ver na lista a seguir:
- elo de ligação
- acabamento
final
- certeza
absoluta
- quantia
exata
- nos dias 8, 9 e 10,
inclusive
- juntamente
com
-
expressamente proibido
- em duas metades
iguais
- sintomas
indicativos
- há anos
atrás
- vereador
da cidade
-
outra alternativa
- detalhes
minuciosos
- a razão é
porque
- anexo
junto à carta
- de sua
livre escolha
- superávit
positivo
-
todos foram unânimes
- conviver
junto
- fato
real
- encarar
de frente
- multidão
de pessoas
- amanhecer
o dia
- criação
nova
- retornar
de novo
- empréstimo
temporário
- surpresa
inesperada
- escolha
opcional
- planejar
antecipadamente
- abertura
inaugural
-
continua a permanecer
- a
última versão definitiva
-
possivelmente poderá ocorrer
- comparecer
em pessoa
- gritar
bem alto
- propriedade
característica
-
demasiadamente excessivo
- a seu critério
pessoal
- exceder
em muito .
Note que todas essas repetições são dispensáveis.
Por exemplo, 'surpresa inesperada'. Existe alguma surpresa esperada? É óbvio que não.
Devemos evitar o uso das repetições desnecessárias. Fique atento às expressões que utiliza no seu dia-a-dia.

Verifique se não está caindo nesta armadilha.

Gostou?
Repasse para os amigos amantes da lingua.

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

A LA TWITTER...

Que moral possui J. Dirceu para jogar lama em MARINA SILVA??????

terça-feira, 3 de novembro de 2009

CONFUSÕES COM A LÍNGUA PORTUGUESA: TRAGO ou TRAZIDO??? CHEGO ou CHEGADO??

É comum ouvirmos pessoas "cultas" fazendo as confusões do título deste post. Para que evitemos cometer tais erros publico o artigo abaixo que, certamente, será útil inclusive para alguns "professores" da língua mater:

O verbo trazer, assim como o verbo chegar não é abundante, ou seja, não apresenta mais de uma forma de particípio, como os verbos: salvar (salvado/salvo), aceitar (aceitado, aceito); entregar (entregado/entregue), dentre outros.

O verbo “trazer” e “chegar” apresentam somente as formas regulares do particípio: trazido e chegado. É comum a associação destes verbos com outros que admitem duas formas de particípio, o que faz com que o falante acredite estar correto quando diz “Esse sapato foi trago para mim”. Mais ainda: uma das formas do particípio é idêntica ao presente do indicativo e deve ser mais um motivo pelo qual há tanta confusão. Observe:

a) Trago na festa quem quiser vir. (presente do indicativo)
b) Ele tinha trago à festa quem pôde vir. (erro no emprego do particípio do verbo “trazer”)

Outra suposta explicação para o uso de “trago” ao invés de “trazido” pode ser no uso da primeira pessoa do singular na oração com particípio. O cérebro associa a pessoa do discurso ao verbo de forma instantânea: Veja:

a) Eu tinha trago minhas roupas para arrumar. (Errado)
b) Eu tinha trazido minhas roupas para arrumar. (Certo)

Da mesma forma acontece com algumas construções com o verbo “chegar”, contudo, menos usuais:

a) Eu tinha chego atrasada. (Errado)
b) Eu tinha chegado atrasada. (Certo)

Logo, não diga “Eu tinha trago”, diga “ Eu tinha trazido”!

Dia dos Fiéis Defuntos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O Dia da Morte; pintura de William-Adolphe Bouguereau (1825-1905)

O Dia dos Fiéis Defuntos, Dia dos Mortos ou Dia de Finados é celebrado pela Igreja Católica no dia 2 de Novembro.

Desde o século II, alguns cristãos rezavam pelos falecidos, visitando os túmulos dos mártires para rezar pelos que morreram. No século V, a Igreja dedicava um dia do ano para rezar por todos os mortos, pelos quais ninguém rezava e dos quais ninguém lembrava. Também o abade de Cluny, santo Odilon, em 998 pedia aos monges que orassem pelos mortos. Desde o século XI os Papas Silvestre II (1009), João XVII (1009) e Leão IX (1015) obrigam a comunidade a dedicar um dia aos mortos. No século XIII esse dia anual passa a ser comemorado em 2 de novembro, porque 1 de novembro é a Festa de Todos os Santos. A doutrina católica evoca algumas passagens bíblicas para fundamentar sua posição (cf. Tobias 12,12; 1,18-20; Mt 12,32 e II Macabeus 12,43-46), e se apóia em uma prática de quase dois mil anos.

Dia de Finados em Guanajuato, México

O Dia de Finados para a Fé Protestante

Protestantes e evangélicos afirmam que a doutrina da Igreja Católica, que recomenda a oração pelos falecidos, é desprovida de fundamento bíblico. Segundo eles, a única referência a este tipo de prática estaria em II Macabeus 12,43-46. Porém os protestantes e evangélicos, pelo fato de serem, Ansinus in cathedra, não reconhecem a canonicidade deste livro e nem a legitimidade desta doutrina, uma vez que o Protestantismo não se submete às tradições católicas.

Segundo a interpretação protestante, a Bíblia diz que a salvação de uma pessoa depende única e exclusivamente da sua na graça salvadora que há em Cristo Jesus e que esta fé seja declarada durante sua vida na terra (Hebreus 7.24-27; Atos 4.12; 1 João 1.7-10) e que, após sua morte, a pessoa passa diretamente pelo juízo (Hebreus 9.27) e que vivos e mortos não podem comunicar-se de maneira alguma (Lucas 16.10-31).

Os Protestantes observam o dia de Finados para lembrar das coisas boas que os antepassados deixaram, como o legado de um caráter idôneo, por exemplo. Mas entendem que as pessoas precisam ser cuidadas enquanto estão vivas. Após a morte, nada mais resta senão o juízo.

--------------------------------------------------------------------------------

Eu, CLAUDIO ALENCAR, particularmente, tenho plena convicção de que devemos honrar, homenagear, agradecer, orar pelas pessoas enquanto compartilhamos o seu convívio.

Passar todos os dias na frente da casa do nosso vizinho sem ao menos cumprimentá-lo e somente depois de sua morte é que tomamos a iniciativa de fazer uma visita à família enlutada é, na minha humilde opinião, a pior de todas as hipocrisias. Temos que estender a mão enquanto nossos amigos, parentes, conhecidos, vizinhos (e até aqueles dos quais não gostamos) estão vivos... depois disso é mentira, falsidade.

De que adianta ir ao cemitério orar por alguém, levar flores ou acender velas??? Nós temos que valorizar pais, mães, irmãos enquanto eles ainda estão vivos. De que lhes vale esse tipo de coisa agora???

Diz Eclesiastes 9:2-10:

2 Tudo sucede igualmente a todos; o mesmo sucede ao justo e ao ímpio, ao bom e ao puro, como ao impuro; assim ao que sacrifica como ao que não sacrifica; assim ao bom como ao pecador; ao que jura como ao que teme o juramento.
3 Este é o mal que há entre tudo quanto se faz debaixo do sol; a todos sucede o mesmo; e que também o coração dos filhos dos homens está cheio de maldade, e que há desvarios no seu coração enquanto vivem, e depois se vão aos mortos.
4 Ora, para aquele que está entre os vivos há esperança (porque melhor é o cão vivo do que o leão morto).
5 Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco terão eles recompensa, mas a sua memória fica entregue ao esquecimento.
6 Também o seu amor, o seu ódio, e a sua inveja já pereceram, e já não têm parte alguma para sempre, em coisa alguma do que se faz debaixo do sol.
7 Vai, pois, come com alegria o teu pão e bebe com coração contente o teu vinho, pois já Deus se agrada das tuas obras.
8 Em todo o tempo sejam alvas as tuas roupas, e nunca falte o óleo sobre a tua cabeça.
9 Goza a vida com a mulher que amas, todos os dias da tua vida vã, os quais Deus te deu debaixo do sol, todos os dias da tua vaidade; porque esta é a tua porção nesta vida, e no teu trabalho, que tu fizeste debaixo do sol.
10 Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque na sepultura, para onde tu vais, não há obra nem projeto, nem conhecimento, nem sabedoria alguma.

Portanto, amigos, vamos colocar aquela nossa melhor roupa, usar nosso melhor perfume e fazer uma visitinha, por curta que seja, ao nosso vizinho, nossos parentes que há muito tempo não vemos, nossos amigos e até para aquele nosso desafeto (e pedir perdão pelos nossos erros e nossas ausências) antes que seja tarde e tenhamos que nos resignar a hipocrisia farisaica.

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

A VIDA NOSSA DE CADA DIA

Embora a concordância não seja a mais perfeita é supercomplicado "levar a vida" nos dias de hoje. Como dizia minha sogra, temos que andar no mundo sem deixar rastros... Quando ouvi essa frase pela primeira vez só levei em conta seu sentido literal.
Hoje, aproximadamente 10 anos de seu falecimento, me dou conta que ela tentava me transmitir muito mais que aquelas simples palavras. Falava da prudência, falava de harmonia, de paz, de renúncia para que, dessa forma, pudéssemos ser e viver mais felizes... Que, em algumas vezes, temos de renunciar ao nosso orgulho, nossa empáfia, nossa certeza e, dessa forma, evitar conflitos bobos.
Também recordo, tanto nesta data como em todos os dias de minha vida, o exemplo dado por dona Maria Alencar, que devotou grande parte de sua vida cuidando dos enfermos no Hospital Santa Juliana (aqui em Rio Branco - Ac). Mãe amorosa, minha e de meus irmãos, também era uma dessas pessoas iluminadas, adeptas da solidariedade, da generosidade e da harmonia entre as pessoas. No intervalo de suas obrigações profissionais, de mãe, de esposa e de ajuda humanitária à mães carentes iniciou um processo de preparação espiritual até o dia de sua partida em 1992.
Essas lembranças me remetem aos ensinamentos de Jesus Cristo contidos em Marcos 5:3-12, que, aos pés de um monte nos diz como devemos ser para que tenhamos uma vida melhor: Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o Reino dos Céus! Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados! Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra! Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados! Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia! ...Bem-aventurados os pacificos porque serão chamados filhos de Deus!...
Que o bom Deus, de sua absoluta magnitude e justiça, nos dê força para que superarmos as adversidades e sejamos disseminadores de seus ensinamentos. Que Ele nos dê a oportunidade de criamos nossos filhos seguindo a luz de Seu conhecimento e sabedoria para que possamos viver em um mundo melhor.

A ÁRVORE DOS PROBLEMAS


Esta é a história de um homem que contratou um carpinteiro para ajudar a arrumar algumas coisas em sua fazenda. O primeiro dia de trabalho foi bem difícil.

O pneu do carro furou; a serra elétrica quebrou; o carpinteiro cortou o dedo. Ao final do dia, o carro do contratado não funcionou. O homem que contratou o carpinteiro ofereceu-lhe uma carona para casa. Durante o caminho, o carpinteiro não falou nada.

Quando chegaram à casa do trabalhador, ele convidou o fazendeiro para entrar e conhecer sua família. Quando os dois homens estavam indo à porta da frente, o carpinteiro parou junto a uma pequena árvore e, gentilmente, tocou as pontas dos galhos com as duas mãos.

Depois de abrir a porta, o carpinteiro transformou-se. Os traços tensos do seu rosto abriram-se em um grande sorriso, e ele abraçou seus filhos e beijou a esposa.

Um pouco mais tarde, o carpinteiro acompanhou a sua visita até o carro. Assim que eles passaram pela árvore, o homem perguntou:

– Por que você tocou na planta antes de entrar em casa?

– Ah! Esta é a minha árvore dos problemas. Eu sei que não posso evitar ter problemas no trabalho, mas eles não devem chegar aos meus filhos e à minha esposa. Então, toda noite, eu os deixo nesta árvore quando chego em casa, e os pego no dia seguinte. E você quer saber de uma coisa? Toda manhã, quando eu volto para buscar as preocupações, elas não são nem metade do que eu lembro de ter deixado na noite anterior.