Quem sou eu

Minha foto
Rio Branco, Acre, Brazil
AcrEano-de-pé-rachado, gosto das coisas simples da vida como jogar conversa fora, jogar xadrez, dominó, baralho, peteca, io-iô, cuspe a distância... e tomar umas louras suadas com umas talhadas de goiabada... Gosto principalmente de sinceridade e de boas amizades.

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

A EVOLUÇÃO DA EDUCAÇÃO


 Antigamente se ensinava e cobrava tabuada, caligrafia, redação, datilografia...
Havia aulas de Educação Física, Moral e Cívica, Práticas Agrícolas, Práticas Industriais e cantava-se o Hino Nacional, hasteando a Bandeira Nacional antes de iniciar as aulas...
Leiam o relato de uma Professora de Matemática:
 Semana passada, comprei um produto que custou R$ 15,80. Dei à balconista R$ 20,00 e peguei na minha bolsa 80 centavos, para evitar receber ainda mais moedas. A balconista pegou o dinheiro e ficou olhando para a máquina registradora, aparentemente sem saber o que fazer.
Tentei explicar que ela tinha que me dar 5,00 reais de troco, mas ela não se convenceu e chamou o gerente para ajudá-la.
Ficou com lágrimas nos olhos enquanto o gerente tentava explicar e ela aparentemente continuava sem entender.
Por que estou contando isso?
Porque me dei conta da evolução do ensino de matemática desde 1960, que foi assim:
1. Ensino de matemática em 1960:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00.
O custo de produção é igual a 4/5 do preço de venda.
Qual é o lucro?
2. Ensino de matemática em 1970:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00.
O custo de produção é igual a 4/5 do preço de venda ou R$ 80,00. Qual é o lucro?

3. Ensino de matemática em 1980:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00.
O custo de produção é R$ 80,00.
Qual é o lucro?

4. Ensino de matemática em 1990:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00.
O custo de produção é R$ 80,00.
Escolha a resposta certa, que indica o lucro:
(  )R$ 20,00 (  )R$ 40,00 (  )R$ 60,00 (  )R$ 80,00 (  )R$ 100,00

5. Ensino de matemática em 2000:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. 
O custo de produção é R$ 80,00.
O lucro é de R$ 20,00.
Está certo?
(  )SIM (  ) NÃO

6. Ensino de matemática em 2010:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00.
O custo de produção é R$ 80,00.
Se você souber ler, coloque um X no R$ 20,00.
(  )R$ 20,00 (  )R$ 40,00 (  )R$ 60,00 (  )R$ 80,00 (  )R$ 100,00

7. Em 2011 vai ser assim:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00.
O custo de produção é R$ 80,00.
Se você souber ler, coloque um X no R$ 20,00.
(Se você é afro descendente, especial, indígena ou de qualquer outra minoria social não precisa responder).
(  )R$ 20,00 (  )R$ 40,00 (  )R$ 60,00 (  )R$ 80,00 (  )R$ 100,00

E  se  um  aluno  resolver  pichar  a  sala  de  aula  e  a  professora  fizer com que  ele  pinte  a  parede novamente,  os  pais  ficariam  enfurecidos pois  a  professora  provocou  traumas  na  criança.
- Essa pergunta foi vencedora em um congresso sobre vida sustentável:
“Todo  mundo  está  'pensando'
em  deixar  um  planeta  melhor  para  nossos  filhos...
Quando  é  que  se  'pensará'
 em  deixar  filhos  melhores  para  o  nosso  planeta?"

Assim vamos caminhando!!!
Passe adiante!
Precisamos começar JÁ!

Um comentário:

  1. Acredito que qualquer um em sã consciência percebe como está mudando a qualidade da educação (pra pior). Agora o objetivo maior é aumentar os números: quantidade de alunos aprovados, notas dos alunos. Curso de Universidade que não aprova pelo menos 90% da sala recebe menos apoio financeiro. Professor que reprova muito é professor que não sabe ensinar ao contrário do que realmente ocorre: os alunos estão estudando menos.
    Muitos alunos vão para o ensino médio e não sabem ao menos dividir.
    Para um país que se diz emergente crescer e continuar mantendo a farsa do crescimento da educação é algo bem contraditório.

    ResponderExcluir